sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Desmistificando o Mito

A nossa sociedade de hoje em dia está repleta de mitos, a "Sexta Feira 13" é um deles, muito se ouve falar sobre este dia, o tal dia de azar, que tudo lhe corre mal, isto e aquilo lhe pode acontecer. Hoje Sexta Feira 13 deixa-mos aqui uma versão acerca deste tema:

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14, do calendário hebraico.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio.


Todos nós temos as nossas superstições, esta será uma delas?

0 comentários:

Enviar um comentário

Copyright  © Gang da Febre. Todos os direitos reservados.